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Âncora 3

Proposta pedagógica

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Para os anos iniciais, as aulas fundamentam -se na pedagogia sociointeracionista e as atividades propostas ao longo do ano garantem a construção individual e coletiva da aprendizagem ao promover a socialização, despertar a curiosidade e estimular o espírito investigativo do aluno bem como a troca de experiências e de opiniões dentro e fora do ambiente escolar.


Para o pensamento vygostkyano a fala precede à formação do conceito, conforme declara o autor: “O desenvolvimento da linguagem e do pensamento realiza-se de forma não paralela e desigual. As curvas desse desenvolvimento convergem e divergem constantemente, cruzam-se, nivelam-se em determinados períodos”. Isso significa que falar é claramente uma necessidade do aluno, logo precisa ser levada em consideração no dia a dia da sala de aula. Respeitando essa realidade a equipe do Instituto Sion direciona o trabalho do professor levando em consideração as principais demandas de aprendizagem dos alunos . Desta forma o fazer pedagógico se torna objetivado e alinhado com a ciência da educação.


Outro ponto de destaque é o trabalho com o desenvolvimento de competências sócioemocionais, que impactam positivamente na aprendizagem do sujeito educativo. Um projeto desenhado com cuidado que permite ao professor alinhar a objetos de aprendizagem à formação sócioemocional do aluno.

 

Ensino Fundamental - Anos Finais
Âncora 1

Os anos finais do Ensino Fundamental concentram um momento de grandes transformações para o aluno, seja no sentido cognitivo, físico, emocional ou social. É nesse período que ele busca mais espaço entre seus pares e na sociedade. O  Instituto Sion respeita essa fase e, por meio de atividades diversas, busca mostrar a esse sujeito que ele é um agente transformador de seu próprio espaço. Para que isso aconteça são propostos estratégias de ensino,para que o aluno, ao atuar ora no espaço escolar ora no âmbito da comunidade, perceba que o conhecimento é prático para a vida e não meramente um acúmulo de informações. Desta feita a ideia do protagonismo juvenil deixa o campo dos discursos pedagógicos para ganhar formas concretas no dia adia da sala de aula.


Assim como nos anos iniciais do ensino fundamental o material pedagógico utilizado, do parceiro Farias Brito envolve professores e alunos em ações que possibilitam o desenvolvimento de competências socioemocionais. Permitindo que esse jovem aluno desenvolva a capacidade de agir com consciência diante de problemas a serem resolvidos.

Âncora 2
Ensino Médio

Integrado à proposta dos segmentos anteriores o material pedagógico do Sion para o Ensino Médio  é também do parceiro Farias Brito e segue promovendo a construção do saber pelos alunos, o objetivo é que estes possam desenvolver de maneira ainda mais ampla a autonomia no processo de aprendizagem, a fim de que consigam ser verdadeiros protagonistas nesse momento.


O conceito de autonomia do aluno significa, na visão de Moore (2008), “a capacidade para desenvolver um plano de aprendizado pessoal, a capacidade para encontrar recursos para o estudo em seu próprio ambiente, ou  no trabalho e a capacidade para decidir sozinho”. Assim, um aluno autônomo se torna capaz de resolver mais facilmente os problemas, seja dentro ou fora do ambiente escolar, e tende a desenvolver maior criticidade em relação ao que pensa e produz. Aos poucos esse processo se internaliza e então o sujeito educativo torna-se competente para atuar de maneira efetiva nos espaços sociais fazendo intervenções que impactem positivamente tanto na sua vida quanto na vida dos demais a sua volta.

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